quarta-feira, 22 de julho de 2009

Jornal A Notícia, 21-07-2009

“Refis da crise”
.
Por Emerson Souza Gomes, especialista em direito empresarial, sócio da Pugliese e Gomes Advocacia
.
Aguarda-se para os próximos dias a regulamentação da Lei 11.941/2009, conhecida como “Refis da Crise”, que dispõe sobre o parcelamento de débitos para com a União, inclusive de dívidas remanescentes do REFIS e do PAES. A Lei é fruto da conversão da medida provisória 449, porém, é mais abrangente, beneficiando assim os contribuintes.

Poderão ser parcelados em até 15 anos débitos de pessoas físicas ou jurídicas vencidas até 30/11/2008, com reduções significativas de multas, juros de mora e encargos legais. Há ainda a possibilidade de pagamento à vista com redução de 100% de multas, afora o perdão de dívidas que em 31/12/2008 estavam vencidas há mais de 05 anos.

Alguns pontos restam ser esclarecidos, como o índice de correção monetária que será aplicado aos parcelamentos. Inicialmente era prevista a aplicação da TJLP ou de 60% da taxa selic, entretanto, estes critérios de atualização foram vetados pela presidência da república por representarem um benefício dispensável frente a todos os favores da nova lei.

A lei autoriza que o fisco reconheça a existência de débitos extintos pela prescrição. Resta saber se o fisco aplicará de forma correta os parâmetros de reconhecimento da prescrição de débitos fiscais, sobretudo considerando o posicionamento atual do judiciário, principalmente do Supremo Tribunal Federal.

A lei no seu todo representa uma boa oportunidade para a regularização de débitos fiscais, sendo talvez a melhor medida política tomada nos últimos tempos para a desoneração tributária indireta da micro e da pequena empresa, muitas vezes tarjada como devedora contumaz, mas que à duras penas sobrevive num ambiente fiscal nocivo.

Serve como um consolo frente à inépcia política de nossos parlamentares de levarem à frente uma reforma tributária digna, que venha de fato desonerar o setor produtivo, criando condições para o fortalecimento do mercado interno. Infelizmente, tivemos que esperar uma crise econômica mundial para termos algum movimento legislativo conducente. Isto, porém, já é do cotidiano. O país depende muito de crises para funcionar e assim não poderia ser melhor o apelido dado à lei: “Refis da crise”.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Emerson Gomes palestra para pescadores em São Paulo

No próximo dia 25 de julho, o advogado do escritório Pugliese e Gomes, Emerson Souza Gomes, ministrará a palestra “Exercício da Cidadania” em Cananéia (SP). O evento que será realizado na Colônia de Pescadores Z9 Apolinário de Araújo, tem como objetivo, orientar toda comunidade que depende direta ou indiretamente da pesca artesanal, apresentando os meios legais para garantia dos direitos inerentes à profissão. O evento gratuito e aberto será na sede da entidade, localizada na rua Silvino Araújo, nº 85, Centro, em Cananéia (SP) às 19h.

Como representante jurídico da Colônia de Pescadores Z9 Apolinário de Araújo, Emerson diz que “a idéia é propor um bate-papo com os pescadores, que não sabem como fazer valer seus direitos.” Ele tem atuado junto a instituições do terceiro setor e abordará temas que ainda geram dúvidas, como Seguro Defeso, Ministério da Pesca e a autonomia das Colônias de Pescadores.
(Fonte: Pugliese e Gomes Advocacia)